
Este curta espanhol Vestido Nuevo de 2007 conta a estória do menino Mario, que no dia de carnaval decide pôr um vestido de menina, para surpresa dos colegas e professores. Recebeu dez prêmios em vários festivais. Imensa sensibilidade.
Simplesmente incrível e inacreditável, o filme é o suprasumo da sensibilidade, não é à toa que ele é vencedor de vários festival de curtas, sendo gays ou não, é um filme sensível, delicado e reflexivo.
Mario é um garoto que adora o Carnaval, pois nessa data ele pode se vestir do que ele gosta e deseja, então um dia de Carnaval em sua escola, ele se fantasia de menina, usando um vestido de sua irmã.
Primeiramente a reação da sala é de espanto, de confusão e depois começaram os preconceitos, as piadas e o xingatório, e então a professora retira o pobre menino para ter com ele uma conversa.
O que é totalmente surpreendente é a interpretação do jovem ator Ramon Novell que interpreta o menino Mario, ele é simplesmente maduro, preparado e muito forte, passa uma docilidade, uma sutileza e ao mesmo tempo uma determinação que raros atores mirins conseguiriam passar, sem soar falso.
É de uma delicadeza bem humanidade tocantes.