Você sabe o que é Fanfic?

filmesgays agosto 15, 2017 Visualizações 5180

Você já ficou tão apaixonado em uma história que se pegou imaginando como seria bom se ela tivesse uma continuação? Se a sua resposta foi sim, saiba que não é o único. Muitos fã, de tão envolvidos com as sua tramas favoritas, resolvem criar versões alternativas para elas. A isso, chamamos de Fanfic.

De acordo com o site Significados, Fanfic é:

“abreviação da expressão inglesa fanfiction, que significa “ficção de fã” na tradução literal para a língua portuguesa”.

As Fanfics podem ser baseadas em livros, filmes e séries, mas não é incomum que também tenham como objeto de inspiração ídolos da música, cinema e TV. Para garantir que escritores exercitem sua criatividade e apresentem suas obras para que todos tenham conhecimento, há uma série de sites especializados nesse tipo de história. Aqui no Brasil os mais conhecidos são:

Nyah! Fanfiction – uma plataforma criada em 2005 com o objetivo de permitir que um grupo de amigos tivesse espaço para postar suas histórias. Mas com uma demanda cada vez maior, hoje o Nyah conta com um grande comunidade de escritores e leitores.

Spirit Fanfic – assim como o Nyah, o Spirit é uma plataforma de autopublicação brasileira, que possibilita a escritores iniciantes fazerem a exposição de suas obras. Em comparação com a anterior, o Spirit tem um layout mais amigável e mais interessante. Mas no que diz respeito a interação nas redes sociais, os escritores do Nyah são mais ativos.

Wattpad – essa é uma das mais populares plataformas de autopublicação. Seu layout intuitivo e ótima navegabilidade fazem do Wattpad uma ótima plataforma, e por esse motivo tão popular. Justamente em função da sua popularidade, muitas vezes é difícil se destacar no meio da multidão. São muitas histórias disponíveis e por vezes é difícil escolher uma para chamar de sua.

Muitos escritores iniciante sonham em ser descobertos por grandes editoras que publiquem as suas histórias e essas plataformas podem ser uma ótima vitrine. Alguns escritores famosos começaram suas carreiras escrevendo Fanfics, Cinquenta Tons de Cinza, por exemplo, começou em um site dedicado a ficções baseadas em Crepúsculo.

É importante destacar que nem todas as obras publicadas nesses sites são baseados em outras histórias ou pessoas famosas. Muitas delas são originais, ou seja, seguem uma linha de criação totalmente nova e independente . Há escritores que ficam ofendidos quando tem seus textos confundidos com uma Fanfic.

Se você é um escritor que deseja mostrar seu talento para o mundo, vale a pena publicar a sua obra em uma dessas plataformas e ver qual o nível de aceitação das suas histórias. Agora, se você é um leitor voraz, mas sua situação financeira não acompanha essa paixão, vale a pena garimpar um bom livro em um desses sites.

Para que não haja frustração de sua parte, é importante checar se o livro já está terminado ou se é atualizado com frequência. Como dica, sempre que ler uma história em uma dessas plataformas, deixe um comentário de incentivo ao escritor. Isso faz toda a diferença!

Já leu esse tipo de texto? Conta pra gente o que achou. E se quiser ver uma história de um desses sites resenhados por nós, deixe sua indicação nos comentários.

Categories

Deixe um comentário.

Nome *
Add a display name
Email *
Your email address will not be published
Website