“80 Egunean”, uma oportunidade para recordar o que podia ter Sido

filmesgaysdezembro 8, 2019

O filme basco “80 Egunean” (Espanha, 2010, 105′), de Jon Garaño e José María Goenaga, que passou no último Queer Lisboa, volta a Portugal desta vez no âmbito da Mostra Espanha 2011.

A trama desenvolve-se a partir da história de duas amigas afastadas durante décadas e oferece-nos um olhar sobre a oportunidade de viver os afectos que o passado repressivo não deixou. Quando Axun (Itziar Aizpuru) e Maite (Mariasun Pagoaga) se reencontram, a atracção e as contradições que deixaram na adolescência surgem novamente.

Axun, já septuagenária e entretanto casada com um homem, cede gradualmente da razão para o coração. Maite, lésbica assumida, mantém a química e tenta reconquistar Axun, envolvida num dilema pessoal e familiar. “Maitasunak ez du adinik” significa em basco que o amor não tem idade, mas não será já tarde para recuperar o tempo perdido?

“80 Egunean” (Em 80 Dias) passa no Cinema São Jorge, em Lisboa, esta quinta-feira, 3 de Novembro às 22:30. No Porto, o IV Ciclo de Cinema Espanhol decorre na Biblioteca Almeida Garrett e a fita passa no feriado de 8 de Dezembro às 14:30.

A Mostra Espanha 2011 traz a cultura espanhola em forma de exposições, encontros, cinema, música e artes cénicas a cinco localidades portuguesas: Lisboa, Porto, Almada, Palmela e Coimbra e termina em Fevereiro de 2012.

Paulo Monteiro

Categories
Compartilhe0

Deixar um Comentário

Nome *
Adicione um nome de exibição
Email *
Seu endereço de e-mail não será publicado
Website